Postado: 24/07/2013    Visto: 3466

Medianeira, 53 anos de história. Veja o resgate fotográfico do município

A ideia de atravessar o Parque Nacional do Iguaçu e colonizar o Oeste do Paraná surgiu em meados de 1940, quando a empresa Pinhoterras, situada em Farroupilha resolveu desafiar a mata e idealizar núcleos de colonização. Dois colonizadores, Pedro Soccol e José Calegari partiram do sul e em agosto de 1950 adentraram e firmaram chão onde hoje chamamos de Medianeira.


 


Origem do Nome:
Em maio de 1951, José Calegari e Pedro Soccol depois de muita conversa decidiram dar o nome das terras de Medianeira, por ficar entre Matelândia e São Miguel do Iguaçu e também por o mês de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.


 


Povoamento:
A colonização do núcleo originou o atual município de Medianeira. Ela foi feita pela empresa Industrial Agrícola Bento Gonçalves. Esta companhia teve a idealização dos empresários Alberto Dalcanale, Luiz Dalcanale e Alfredo Paschoal Ruaro. Os três empresários foram os fundadores da  Pinho e Terras. 
O povoamento foi baseado em migração vinda do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A migração gaúcha e catarinense foi incentivada pela propaganda paulista "Marcha para o Oeste".  A finalidade desta propaganda migratória era a acomodação da mão-de-obra sulista que passava dos limites. Como o povoado foi sendo construído e teve crescimento, em 31 de julho de 1952, por força da Lei nº 99, foi transformado em Distrito Administrativo. Desde então, passou a integrar como distrito do território municipal de Foz de Iguaçu.


 


Emancipação:
Em 25 de julho de 1960, Medianeira foi transformado em município. A legislação sobre a emancipação política do município é de autoria do então governador do Paraná da época, Moysés Lupion de Tróia. De acordo com a legislação, o território de Medianeira foi desmembrado do município de Foz do Iguaçu. O município foi oficialmente instalado no dia 28 de novembro de 1961. Por ocasião daquela instalação oficial, tomou posse como primeiro prefeito municipal, o senhor Ângelo Darolt.




Distribuição da População
Área Urbana: 37.403
Área Rural: 4.427
Total: 41.830



Número de domicílios


 


 


Zona urbana: 11.362


Zona rural: 1.308


Total: 12.670


 


(Dados do site da Prefeitura de Medianeira)


 


Na galeria de fotos, separamos um histórico fotográfico do surgimento de Medianeira. São apenas uma parte de todo o acervo que Medianeira possui e que estão com as famílias dos colonizadores e instituições. Porém poderemos ter com essas fotos um breve aprendizado de como foi e como é Medianeira nos dias de hoje.


 


Fonte Fotográfica: Revista Mosaicos


 


 


Compartilhe:

Notícias Recentes