Hoje é um dia muito especial. Um dia que deveria ser comemorado todos os dias. Afinal, as mulheres desempenham papel fundamental na vida em sociedade. Elas são mães, crianças, profissionais e despremdem do seu tempo e amor para manter tudo em paz ao seu redor.
E, hoje, o Portal Medianeira está em clima de alegria e agredecimento, por conviver com pessoas tão especiais, mulheres colaboradoras que estão todos os dias na empresa e mulheres clientes, que buscam o conhecimento por meio de nossa tecnologia. Hoje, o Portal Medianeira deu chocolate e flores para as funcionárias (sendo entregue pelos colaboradores homens). Para as clientes que estiveram na empresa durante o expediente foram lembradas com flores, como forma de dizer o quanto elas são importantes.
A Data
Dia Internacional da Mulher, uma data que foi marcada por um dia muito triste, o Dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário) e equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Apesar de ser uma data hoje bonita e até comercial, o objetivo dela não é apenas comemorar e sim também é um momento de se fazer reflexão, como a discussão do papel da mulher na sociedade atual.
Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem em vários locais do planeta, em condições desumanas de trabalho e poder de decisão, sem contar ainda, as que sofrem todos os dias violência masculina, jornada excessiva de trabalho em muitas em regime de escravidão nas lavouras e nas fábricas clandestinas das cidades.
Muito foi conquistado, mas muito está por fazer: como lutar por condições mais dignas de trabalho, de saúde, de educação e de respeito pelo seu papel tão importante no mundo.
Parabéns a todas as mulheres, pelo amor, pela beleza, pela alegria, pela dedicação, pela alma de ser simplesmente mulher.
Fonte: Redação Portal Medianeira