O município de Matelândia, através de seus gestores em educação ambiental, vêm desenvolvendo diversas atividades na área de preservação e educação ambiental em parceria com o Governo de Matelândia, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Educação e Cultura.
Os gestores são Juraci Colpani e Camila Mattana, que trabalham em parceria com seu coletivo educador formado por Vanessa Dalleaste, representando a classe acadêmica e sociedade civil, Susiane Poltronieri representando seu grupo de trabalho, Juliete Lorini representando a educação municipal, Eliete Ponciano Pinto representando a Câmara de Vereadores, Marisseia de Lima representando os professores da Rede Estadual de Ensino, Amauri de Lima representando os alunos da rede estadual e imprensa local, Daglia Grassi representando o turismo rural, Pamela Bozio representando seu ambiente de trabalho, Juciela Brum de Morais representando a saúde ambiental e Douglas Mafra representando sociedade matelandiense e saúde municipal.
As ações são marcadas pela celebração do dia da água, e elaboração do Plano de Manejo do Parque Farroupilha. Em Junho organizarão a segunda caminhada da sustentabilidade, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A partir disso, o grupo foi contemplado com uma visita técnica à cidade de Guaíra, para conhecimento histórico e turístico na cidade, que há 28 anos lamentava a perda das Sete Quedas. A visita ao complexo das cachoeiras no Rio Paraná compreendeu paradas no Museu Sete Quedas, Igreja de Pedra, Cine Teatro Sete Quedas, Centro Náutico das Marinhas e um passeio técnico guiado por um biólogo por aproximadamente 3 horas pelo Rio Paraná, passando pela ponte Ayrton Senna e entorno do Parque Nacional de Ilha Grande.
Além de agregar conhecimento técnico aos gestores em educação ambiental que representam diferentes segmentos do município de Matelandia, a visita gerou uma ampla visão de como a cidade conseguiu se reestruturar a partir de uma perda tão grande, que trouxe o enfraquecimento do turismo na região.
Fonte: Prefeitura de Matelândia - Assessoria