A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza começou em Medianeira no dia 25 de abril e vai até 20 de maio, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A vacina trivalente – que protege contra H1N1, o H3N2 e a Influenza B, na rede pública, é destinada aos grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e mulheres que tiveram bebes até 45 dias após o parto.
No caso da vacinação em pessoas com doenças crônicas como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais, é necessário apresentar indicação médica.
A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.
Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro.
De segunda a sexta-feira os horários de funcionamento das Unidades de Saúde são das 08h às 11h e das 12h às 16h30. Já no UBS Centro o horário de funcionamento será das 08h às 18h30.
O Dia D de mobilização contra a gripe acontecerá neste sábado (30) em todas as Unidades de Saúde, das 08h às 17h. Nas Unidades do Panorama e Maralúcia, será das 08h ao Meio dia.
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) é de que ao menos 2,3 milhões de pessoas sejam vacinadas no Paraná – o equivalente a 80% do total do público-alvo.
A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O vírus H1N1 está de volta – e já causou 75% dos casos de doenças respiratórias registrados no país esse ano, além de ter sido a causa da morte de mais de 70 pessoas só no Brasil. Todo ano, a epidemia de gripe retorna, geralmente no inverno. Em 2016, porém, ela chegou mais cedo.
Fonte: Prefeitura de Medianeira - Assessoria