O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), liberou cerca de R$ 3,6 milhão para o governo do Paraná. O recurso é destinado à implantação dos Programas Segundo Tempo/Navegar, Segundo Tempo Modalidades e Vida Saudável. De acordo com Ricardo Gomyde, assessor especial da pasta, “essa viabilização é o sinal concreto do início imediato da implantação dos três programas que têm previsão de atendimento efetivo nos próximos dois meses”, diz.
Gomyde explica que o valor resulta da somatória da primeira parcela liberada para os programas. Segundo ele, o recurso viabilizará a contratação dos profissionais que atuam nos programa, divulgação, reparação dos espaços, bem como demais ações estruturantes do projeto.
Para Gomyde, os investimentos que começam a chegar contribuem para uma grande mudança no cenário esportivo do Paraná. “Há a inclusão de estudantes da rede pública na prática de esportes náuticos, com o PST Navegar, e melhorias na qualidade de vida de pessoas com idades acima de 45 anos e idosos em 33 cidades do interior e na capital, com o Vida Saudável, e a disponibilidade de atividades esportivas para jovens e adolescentes através do PST modalidades”, frisa.
Segundo Tempo/Navegar
O programa contemplará, pela prática dos esportes náuticos remo, canoagem e vela, cerca de 300 estudantes. Serão implantados três núcleos de atendimento que funcionarão nas seguintes instalações: Associação Santa Helena de Canoagem Clube, no balneário municipal; Associação Ribeirão Clarense de Canoagem, no distrito administrativo de Cachoeira do Espírito Santo e no Clube de Natação e Regatas Comandante Santa Rita, na cidade de Paranaguá. Cada núcleo atenderá 100 crianças e adolescentes que contarão com aulas técnicas e práticas, embarcações e equipamentos de segurança.
Vida Saudável
Serão 39 núcleos de atendimento distribuídos em 33 cidades paranaenses, e na capital Curitiba. O programa é implantado nos núcleos, que são os locais onde são ofertadas as atividades sistemáticas (oficinas) – esportivas, recreativas e culturais como o teatro, dança de salão, cinema e clube de leitura, gratuitamente, a 7,8 mil pessoas acima dos 45 anos.
Segundo Tempo Modalidades
O programa atenderá jovens e adolescentes com a prática de modalidades esportivas no contra-turno escolar. Serão 52 núcleos, beneficiando 5.200 jovens em todos Estado.
Os municípios contemplados com o Vida Saudável:
Almirante Tamandaré, Barra do Jacaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Centenário do Sul, Cerro Azul, Céu Azul, Contenda, Corbélia, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Fernandes Pinheiro, Grandes Rios, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Jaboti, Mallet, Mandirituba, Matelândia, Miraselva, Piraí do Sul, Prado Ferreira, Quitandinha, Ramilândia, Rebouças, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tibagi,Tijucas do Sul e Wenceslau Braz.
Os municípios contemplados com Segundo Tempo Modalidades :
Anahi, Cafelandia, Campo Mourão, Boa Vista Aparecida, Capitão Leonidas Marques, Campina da Lagoa, Braganey, Catanduvas, Goioerê, Brasilandia do Sul, Céu Azul, Juranda, Campo Bonito, Corbélia, Mariluz, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Moreira Sales, Diamante D’oeste, Matelândia, Entre Rios do Oeste, Missal, Umuarama, Formosa D’oeste, Nova Aurora, Iporã, Ibema, Sta Teresa D’oeste, Alto Piquiri, Iguatu, Sta Teresinha Itaipu, Altônia, Iracema D’oeste, Terra Roxa, Itaipulandia, Tres Barras, Tapejara, Jesuitas, Planalto, Cidade Gaúcha, Lindoeste, Assis, Cruzeiro do Oeste, Maripa, Guaira, Icaraíma, Mercedes, Marechal Rondon, Francisco Alves, Nova Sta Rosa, Medianeira, Ouro Verde, Palotina, Quedas do Iguaçu, Pato Bragado,Santa Helena,Nova Laranjeiras,Quatro Pontes, São Miguel do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Ramilandia, Ubirata, São Jose das Palmeiras, Pérola do Oeste, São Pedro do Iguaçu,Capanema, Serranópolis do Iguaçu, Cascavel, Planalto, Tupassi, Dois Vizinhos, Vera Cruz do Oeste, Toledo, Realeza, Santa Lucia, São João.
Fonte: Assessoria de Comunicação