Na noite da última quinta-feira (03), mais de 20 pilotos do Arrancadão de Jericos se reuniram com a comissão organizadora do evento, com o objetivo de discutir alguns pontos do regulamento. A reunião aconteceu na sede do campo do Guarani, em Jardinópolis.
O prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Luiz Carlos Ferri, aproveitou o momento para justificar os motivos da não realização da edição no ano de 2013 e dar alguns detalhes dos atrativos desta edição. “Como tivemos uma diminuição na arrecadação no ano passado, priorizamos o atendimento na saúde e na educação, que são áreas essenciais no atendimento público. Mas, este ano, com a ‘casa arrumada’, vamos fazer a 9ª edição do Arrancadão de Jericos e tenho a certeza de que será um grande evento. Neste ano já confirmamos a parceria com a ACIASI (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Serranópolis do Iguaçu) que fará a EXPO junto com a festa do Jerico. Além disso, já confirmamos a realização do rodeio, para que os visitantes tenham opções de lazer também na parte da noite”, afirmou.
Durante a reunião o regulamento foi lido e aberto ao debate. Alguns itens que causaram certa polêmica em outras edições foram bastante discutidos, até que se chegasse a um consenso. Em geral, para os jericos da categoria agricultor, buscou-se manter a originalidade, sem sofisticações. Para a categoria força livre, foram abordados itens que reforçam questões de segurança dos pilotos.
As categorias ficaram definidas conforme a motorização, levando em conta alguns itens de construção e também o peso conforme a potência de cada motor, assim divididas:
Categoria 1 Pistão A: Jericos com motores B9, B10, B11 e M90;
Categoria 1 Pistão B: Jericos com motores B13, B18 e M93;
Categoria 2 Pistões: Jericos com motores dois pistões;
Categoria Força Livre: Jericos com motores 1 pistão, força livre;
O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Carlos Wessler, que conduziu a reunião, esclareceu alguns boatos referentes à premiação: “O que posso dizer é que o valor da premiação ainda não foi definido, mas deverá ser igual ou com pouca alteração à premiação da última edição. As ajudas de custo, chamadas de prêmio de participação, serão mantidas, porém, ainda não foram definidos os valores destes prêmios”, ressaltou.
Ainda neste semestre, nova reunião deverá ser realizada para definir questões ligadas às formas de disputa e à eleição de uma comissão julgadora, que fará a apuração em casos omissos no regulamento ou fatos que possam ocorrer durante as corridas.
Fonte: Assessoria de Comunicação