Causada por diversos fatores, incluindo genética, má alimentação e stress, a queda de cabelos é um mal que atinge homens e mulheres em diversas idades. Para o tratamento desse problema, existem alguns meios naturais. Confira a seguir alguns chás e suas receitas que prometem ser ideais para cuidar da queda de cabelo.
Chá de amoreira
Coloque em uma xícara de chá duas colheres de sopa de folhas da amoreira picadas e adicione água fervente. Abafe e deixe em infusão por tempo suficiente para que o chá esfrie. Coe a infusão e aplique no couro cabeludo com ajuda de algodão. Massageie delicadamente a cabeça com as pontas dos dedos e deixe que o chá atue por meia hora. Depois desse tempo, lave o cabelo como de costume. A aplicação desse chá deve ser de, pelo menos, três vezes na semana, caso o problema seja intenso. Não tome Sol enquanto o cabelo está com o chá e evite também logo após lavar os fios.
Chá de jaborandi
Triture algumas folhas de jaborandi e coloque três colheres de sopa em uma panela com água. Leve ao fogo e deixe cozinhando enquanto não levanta fervura. Quando a ebulição começar, deixe que ferva por mais três ou quatro minutos e então tire do fogo. Deixe o chá tampado por dez minutos e destampe para deixar esfriar. Aplique no cabelo como uma loção sendo auxiliado por um pouco de algodão. Faça isso três vezes na semana se a queda de cabelos for muito grande. Esse chá também pode ser bebido (2 ou 3 xícaras por dia).
Bebíveis
Chá de alfavaca
Misture a alfavaca, tanchagem e chapéu-de-couro picadas em um recipiente e coloque um litro de água para ferver. Assim que levantar ebulição, adicione à água três colheres de sopa das ervas misturadas. Desligue o fogo, deixe em infusão, espere que fique frio, coe e tome de duas a três xícaras por dia.
Chá de cebola
Coloque uma xícara de água para ferver e adicione cascas secas de cebola. Deixe que ferva por alguns minutos e então desligue o fogo. Espere amornar e coe a bebida. Para o gosto ficar um pouco mais agradável, ponha uma colher de chá de mel ou açúcar mascavo. Beba até três vezes ao dia. Se preferir, troque as cascas secas por pedaços frescos picados da cebola, pois o resultado é o mesmo.
Fonte: R7 Notícias