
Aquecedores de água, qual usar? A Cristalle Piscinas tira suas dúvidas
Com os altos índices nas faturas de energia elétrica, procura-se economizar ao máximo o consumo, buscando equipamentos que tenham um baixo consumo. Chuveiros elétricos e torneiras elétricas, consomem por hora de uso em torno de 4.5 a 6 Kwh que utilizados uma hora durante trinta dias, seria 157,5 kwh ao mês. Os lançamentos atuais com suas modernizações buscam aprimorar os equipamentos para alcançar os mais baixos índices de consumo.
Segundo Clarice Eidt, Arquiteta a proprietária da Cristalle piscinas, todo investimento efetuado em sistemas alternativos de aquecimento, terá o retorno do valor, em curto ou longo prazo além de valorizar seu imóvel.
O mercado oferece outras opções de aquecimento de água: Além do chuveiro e torneira elétrico com resistências de 4.5 a 6.000Wats, existe o aquecedor elétrico de acumulação que consiste em um reservatório com uma resistência de 3.000 Wats . O reservatório deverá ser dimensionado conforme a necessidade da residência levando em consideração o numero de pessoas e os pontos onde será utilizado. Para este sistema, no entanto deverá ser efetuada uma tubulação especifica para todos os pontos de uso.
O sistema que se destaca no mercado é o aquecimento solar, conhecido por utilizar energia limpa. Consiste em um reservatório, e painéis solares que variam na qualidade e eficiência, podendo também ser utilizado os tubos a vácuo em substituição aos painéis. O reservatório vem preparado para atender o consumidor na falta de sol com uma resistência elétrica que deverá ser acionada por um interruptor sempre que a água esfriar. Poderá também utilizar ao invés de ducha um chuveiro elétrico apropriado para quem tem aquecedor solar que será acionado somente na falta de água quente. O sistema solar necessita previa instalação da tubulação, pois se trata de um sistema centralizado. O dimensionamento deverá ser por números de habitantes da residência e por pontos a serem utilizados. Um cuidado especial deverá ser dado caso seja utilizado água quente na lavanderia devido ao seu alto consumo. Seu custo de instalação é considerável no momento da aquisição e da instalação porem a valorização do imóvel e o retorno do investimento é certo. Em alguns estados como o estado de São Paulo, é obrigatória a instalação de sistema de aquecimento de água por meio do aproveitamento da energia solar, nas novas edificações, destinadas às categorias de uso residencial e não residencial segundo LEI Nº 14.459, DE 3 DE JULHO DE 2007.
O Aquecimento a gás de passagem consiste em um equipamento para atender vários pontos devendo ser observado a quantidades de pontos a serem utilizados. Cada equipamento possui características diferentes podendo atender de 01 até 5 pontos simultâneos .Usa como combustível o gás de cozinha GLP. Permanece desligado sendo acionado automaticamente quando abrir a torneira ou chuveiro. Uma chama aquece a agua na temperatura pré-ajustada que passa por dentro do equipamento. Necessita de tubulação especial do equipamento até o ponto de uso. O equipamento deverá ser instalado em lugar arejado ou com instalação de exaustor.
O sistema misto é um equipamento que une as duas tecnologias, a gás e elétrico. O equipamento é de acumulação, mantem acondicionado uma quantidade de água que pode variar de50 litros a 200 litros. Com uma resistência de baixo custo, as duas formas geram calor e aquecem a água, trazendo bastante encomia se comparado a um sistema elétrico convencional. Não é um equipamento muito conhecido, mas de alta eficiência.
O trocador de calor é dos mais modernos aquecedores de água. O produto capta o calor da atmosfera, potencializa no equipamento e transfere para a agua que passa por ele e vai ao reservatório térmico. A Bomba de Calor é perfeita para banhos e sistemas que utilizam aquecimento central ou grandes volumes de água, além de excelente sistema de apoio para dias de baixa insolação em sistemas de aquecimento solar de grandes hotéis e condomínios. Sua economia de energia elétrica pode atingir 70%.
Quando se pensa em um projeto de construção, é preciso prever o sistema de aquecimento desejado no projeto e fazer o encanamento de cobre ou CPVC conforme o sistema de aquecimento escolhido, que são canos especiais capazes de suportar altas temperaturas. “É recomendado que um profissional da área efetue um projeto dos pontos onde serão instaladas as saídas da água, isso trará uma economia evitando desperdício de mão de obra e material.
É preciso observar na hora de escolher o sistema de aquecimento qual o modelo mais adequado. Quanto será o uso do equipamento, quantas pessoas têm na casa, qual a frequência de uso, e principalmente, usar da forma correta o modelo escolhido, caso contrário o que seria para economizar energia acaba tendo gastos elevados devido ao uso inadequado do equipamento.
A Equipe da Cristalle Piscinas está esperando sua visita.
A Cristalle Piscinas fica na Av. João XXIII 2167.
Telefone 3264-0228
Facebook/cristallepiscinas
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter