
Aromatizador de ambientes natural: como fazer em casa
Não é apenas o corpo que necessita de um toque de perfume, a casa também necessita de recursos capazes de criar uma atmosfera agradável e receptiva através do cheiro. A escolha do aroma deve ser feita de acordo com o estilo de vida dos moradores e as suas preferências.
Nada mais agradável do que entrar em um ambiente perfumado. A fragrância de um espaço é capaz de mexer com todos os sentidos humanos, proporcionando sensações distintas, como refrescância, calor, sensualidade ou calmaria.
Mas nem sempre quando você vai a uma loja comprar, você encontra um perfume que lhe agrada. Cada tipo de aroma combina com um cômodo da casa. Por exemplo, se a intenção é criar uma atmosfera perfeita para dormir no quarto, então vale apostar em lavanda, bergamota, capim-limão, camomila-romana ou pau-rosa. Já no banheiro, é importante investir em uma fragrância que realce a limpeza, como o eucalipto, citronela ou o pinheiro silvestre. Na cozinha, o aroma deve ter o poder de estimular o apetite, por isso é recomendado trabalhar com manjericão, orégano, tomilho, sálvia, cravo-da-índia ou canela na aromatização.
Para manter um ambiente perfumado não é preciso incluir flores na decoração, basta apostar nos aromatizadores. No mercado existem muitas opções interessantes, como as varetas de bambu, sprays, velas perfumadas e até mesmo os dispositivos eletrônicos.
O que acontece é que nem todo mundo tem condições financeiras para ficar comprando aromatizadores, não é? Mas você pode criar o seu próprio sistema para deixar os ambientes perfumados. Veja a seguir duas receitas práticas e o passo a passo para fazer as peças, que além de exalar fragrâncias naturais, também contribuem com a decoração. Um a delas leva ingredientes que você tem em casa, por isso, se estiver com o orçamento paertado, invista nela. Agora, se você tiver condições mas não encontra no mercado uma essência que lhe agrade, também temos uma receita para você. Confira!
Opção 01:
Separe um frasco que seja apropriado para a colocação do aromatizador e as varetas. Se não tiver frasco, use copos ou um recipiente limpo.
Você vai precisar também de 25 ml de essência da sua preferência, 50 ml de álcool de cereais, 50 ml de água filtrada e varetas proporcionais ao frasco, além de um frasco limpo com tampa, para o tempo em que a mistura terá que descansar.
Você também pode usar cascas e pedacinhos de frutas mergulhadas na solução para enfeitar o seu aromatizador caseiro.
Modo de fazer:
No frasco com tampa coloque a água, o álcool e por ultimo a essência. Misture bem, tampe o frasco que descansará por 7 dias, se possível em local sem luz, se desejar, pode embrulhar o frasco em jornal.
Ao final desse prazo, coloque um pouco no frasco decorado, em torno de 1 centímetro no fundo do recipiente é suficiente, coloque as varetas, deixe-as absorverem a essência e inverta-as colocando a parte molhada para cima, faça isso sempre que sentir que o perfume, não está se dissipando no ambiente como desejado.
Opção 02:
Escolha uma combinação de frutas, ervas ou temperos, considerando as suas preferências, Podem ser usados, por exemplo, laranja e alecrim, limão siciliano e tomilho, baunilha e sálvia, canela, anis e cravo, lavanda e laranja, baunilha, limão e hortelã.
Depois de selecionar os ingredientes, coloque-os em um pote de vidro. Encha o recipiente com água mineral e feche-o. Deixe o aromatizador natural por algumas horas dentro da geladeira.
Quando chegar o momento de aromatizar a casa, deposite todo o conteúdo do vidro em uma panela e leve ao fogo para ferver. Em poucos minutos o aroma vai tomar conta da cozinha e dos outros ambientes.
Para fazer o aroma render, é importante tomar cuidado com o nível da água. Na medida em que o líquido for esgotando, adicione mais água mineral.
Depois de concluir a fervura, os ingredientes do aromatizador natural podem voltar para o vidro.
Fonte: Pesquisa Internet
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter