
'Cadeião' da Delegacia de Cascavel é desativado e tem parte demolida
A cadeia pública da Delegacia de Cascavel, no oeste do Paraná, foi desativada oficialmente nesta sexta-feira (23), depois de 30 anos de funcionamento. Parte do prédio foi demolida durante a tarde.
O solário, onde os presos tomavam banho de sol, vai ser todo destruído e as celas vão ser transformadas em cartórios e depósitos de drogas, segundo a Polícia Civil. A partir de agora, apenas presos temporários vão ser levados ao local.
Os últimos 103 presos que estavam no chamado "cadeião" foram levados para a Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), ainda nesta sexta-feira. Ao todo, 540 detentos foram transferidos de uma cadeia para outra.
Nas celas, ficaram os objetos pessoais de muitos presos e o registro de péssimas condições para se viver - muitos vazamentos, sujeira e um espaço claramente menor do que o ideal para receber a quantidade de presos que ficava ali.
O espaço, projetado para receber 134 pessoas, vivia superlotado, sempre com condições precárias. Agora, a preocupação é com a segurança na PEC, para onde todos os detentos foram.
"Os agentes penitenciários que aqui trabalhavam estão sendo direcionados para lá também e vai demandar um aumento na estrutura administrativa. Estamos abertos a críticas construtivas. A gente sabe que é um momento tenso, de aumento de população carcerária, mas estamos com reforço na PEC, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil durante as primeiras semanas", disse o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.
Fonte: G1 Paraná
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter