O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou neste mês as pesquisas anuais nas áreas de estatística e economia.
O objetivo desses levantamentos é apresentar um amplo conjunto de informações estatísticas sobre o setor de serviços, indústrias, comércio e construção civil em níveis nacional e regional.
De acordo com o Chefe da Agência do IBGE de Medianeira, Rudimar Antônio Stefanello, esses dados são utilizados principalmente pelo governo, pois auxiliam na definição de políticas públicas, e por acadêmicos e pessoas interessada para realização de análises econômicas. “Muitas empresas antes de se instalarem em uma cidade fazem um estudo para identificar a potencialidade do município”, explica.
A partir de um cadastro geral, demógrafos do IBGE Rio de Janeiro selecionam empresas de todo o país para responder a questionário. Na unidade de Medianeira, que atende ainda aos municípios de Serranópolis do Iguaçu, Missal, Matelândia, Céu Azul, Vera Cruz, Diamante do Oeste e Ramilândia, serão aplicados 100 pesquisas, sendo 50% deles para empresas de Medianeira. “Trata-se de uma pesquisa por amostragem. A seleção das empresas participantes é feita de acordo com o potencial das mesmas, levando em consideração tamanho, número de funcionários e importância”, ressalta Rudimar.
A pesquisa compreende informações sobre a empresa e dados econômicos, como quantidade de funcionários, salários, receita e despesa, além da avaliação patrimonial que tem o objetivo de identificar o investimento na empresa durante o ano. O questionário é encaminhado através da internet.
Rudimar destaca que os dados serão comparados a índices nacionais e divulgados por região no site do IBGE. “As informações são usadas exclusivamente para fins estatísticos. Os informantes podem ficar tranquilos em relação ao sigilo das informações fornecidas”, finaliza.
Rudimar: A seleção dos participantes é feita de acordo com o potencial das empresas.
Fonte: S/ Fonte