O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado nesta quinta-feira (8), mostra evolução na qualidade da educação do Paraná, apesar das escolas da rede pública não alcançarem todas as metas estabelecidas.
De acordo com o levantamento, apenas os anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º, tiveram desempenho acima do proposto pelo Ideb 2015. Nos anos finais do ensino fundamental, que vai do 6º ao 9º, e no ensino médio, as metas estabelecidas não foram alcançadas, mas houve aumento no índice.
Para a secretária de estado da educação, professora Ana Seres, a melhora no desempenho se deve ao Programa Meta – Minha Escola Tem Ação, que busca elevar os índices educacionais por meio da boa gestão escolar.
“Para isso, trazemos a família cada vez mais para dentro da escola, estimulando a participação e melhorando o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.”, diz Seres.
Anos iniciais do ensino fundamental
A meta para os anos iniciais do ensino fundamental foi de 5,8 pontos para o estado, e as escolas da rede pública tiveram nota 6,1. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 392 municípios do Paraná foram avaliados neste item e 317 (80%), atingiram a meta.
Os dados também revelam as melhores e piores escolas da rede pública, assim como os municípios que alcançaram, na média, o maior índice.
A Escola Municipal Frederico Engel, de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e a Escola Municipal Ariovaldo Moura, em Maringá, no norte, tiveram a maior nota entre as avaliadas no ensino do 1º ao 5º ano. O índice alcançado foi de 8,5. Ambas tiveram aumento em relação ao Ideb anterior, referente ao ano 2013.
Entre as piores escolas no índice está a Escola Municipal Água Verde, de Pinhão, na região central do estado, teve nota 3,8, inferior a da última avaliação, quando alcançou 4,6 pontos.
Os municípios com maiores notas foram Atalaia, no noroeste, e Sertanópolis, no norte do estado, com nota 8,1. Já Nossa Senhora das Graças, também no norte, teve índice de 3,8.
Curitiba foi a capital do país com o maior índice do Ideb 2015, nos anos iniciais do ensino fundamental, com 6,3. De acordo com a prefeitura da cidade, o bom desempenho está relacionado a uma série de investimentos feitos pelo município que contribuíram para projetos que impactaram no aprendizado das crianças.
Anos finais do ensino fundamental
Com meta estabelecida em 4,6, o estado ficou perto, com índice 4,3. Dos 399 municípios, 386 foram avaliados e apenas 45 alcançaram a meta, o que corresponde a 11,7%.
Mesmo não alcançando a meta, o ensino do 6º ao 9º ano apresentou melhoria, se comparado ao Ideb 2013, quando teve 4,1 pontos.
Realeza, no sudoeste, teve a melhor nota de avaliação da rede pública para o item, com índice 5,7.Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, teve a pior nota, com 3 pontos.
A escola mais bem avaliada foi o Colégio Militar de Curitiba, da rede federal de ensino, com Ideb de 7,7 pontos. O pior colocado foi o Colégio Estadual Wolff Klabin, de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, com índice 2,4.
Ensino médio
Para a rede estadual de ensino a meta foi definida em 4,2, e o Paraná não atingiu a meta, computando nota 3,6.
O índice, no entanto, é maior que o alcançado no Ideb 2013, quando o estado teve 3,4 pontos.
A secretária de educação informou que o ensino médio passará por uma reforma. De acordo com Seres, a taxa de evasão do ensino médio tem a maior taxa de evasão e é preciso adequar essa etapa para reverter esse quadro. A aprovação de um projeto de lei prevê a reformulação do ensino médio, que tramita na Câmara dos Deputados, é um dos passos para a mudança, diz a secretária.
Origem do Ideb
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é divulgado a cada dois anos. O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho é comparado com as metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as edições futuras, até o ano de 2021.
Há um indicador calculado para cada nível do ciclo básico: o ensino fundamental I (avaliando os estudantes do 5º ano), o ensino fundamental II (avaliando os estudantes do 9º ano), e o ensino médio (avaliando os estudantes do 3º ano).
Fonte: G1 Paraná