Para especialista, adubo orgânico ajuda na formação de grandes raízes. Francisco Castilho, dono da mandioca, tem outro pé ‘gigante’ para colher.
Bituruna fica a 80 km de União da Vitória, sul do Paraná. No pequeno município o quintal de Francisco Castilho virou atração. Isto por causa de uma mandioca. No terreno o auxiliar de produção cultiva árvores frutíferas e há 4 anos plantou dois pés de mandioca. “Sobrava uma folguinha e trazia adubo aqui. Ela foi crescendo cada vez mais”, comenta.
Recentemente ele foi colher a teve muito trabalho para retirar a raiz no espaço de 60 metros quadrados. Somando todas as partes, a mandioca pesou 185 quilos.
Ademir Peroni, técnico da Emater, diz que em seus 30 anos de profissão nunca tinha visto nada igual. Ele também confirma que o uso de adubo orgânico ajuda na formação de grandes raízes. “Isso aqui é além do que podemos explicar, a adubação é muito importante. E isso ele fez. Agora a natureza também contribuiu muito aqui”, fala.
O segundo pé de mandioca ainda vai ficar mais um tempo plantado. Francisco Castilho também espera uma ‘grande’ produtividade.
Fonte: G1 Paraná