A invasão do homem nas matas e campos nos idos anos 50, quando aconteceram as destocas para o início da colonização na região Oeste do Paraná, fez com que muitas nascentes ficassem enterradas e rios desviados de seus leitos, prejudicando então a quantidade e qualidade das águas.
Com o lema “Promover a saúde, protegendo as nascentes”, a administração municipal de Matelândia através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e desenvolvimento Econômico firmou convenio com o João Ruginski para recuperar as nascentes e rios do município. “O mundo inteiro está preocupado com o futuro das águas.
Este projeto vem para preservar a água que temos com qualidade”, comentou o secretário Jakson Lamin. “Estamos priorizando as recuperações de minas onde existe um maior número de pessoas, como já fizemos a recuperação da mina que atenderá o Circuito Sabiá, estamos recuperando a mina que atenderá as famílias do Banco da Terra da linha Barreirão e em seguida vamos recuperar a mina do Crédito Fundiário da Picada Beijamin que tem 40 famílias”, finalizou.
Fonte: S/ Fonte