Desde 2 de março de 2016, todos os motoristas de caminhões, ônibus e vans, devem realizar o exame toxicológico para verificação de indícios do consumo de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias, na obtenção ou renovação da carteira de habilitação.
O exame toxicológico feito com os fios de cabelo pode detectar qualquer tipo de droga. Ele mostra qual substância foi ingerida, há quanto tempo a pessoa a consumiu ou a consome e a quantidade de droga usada.
A realização do exame e a identificação de substâncias psicoativas não constituem a inaptidão. Os motoristas podem utilizar medicamentos, sob prescrição médica, que possuem em sua composição algum elemento detectado pelo exame. A partir disto um médico de clínicas credenciadas podem avaliar a quantidade e a duração da substância encontrada no exame e emitirá um laudo final de aptidão do condutor.
A existência de substâncias psicoativas não configuram isoladamente uso ilícito ou dependência, sendo que o médico será o responsável final pela análise das informações.
O Laboratório da Unimed Oeste do Paraná disponibiliza esse exame toxicológico garantindo confiabilidade e tranquilidade. Agende um horário pelo telefone 45 3264-6166 ou no endereço Rua Rio de Janeiro, 2090, Edifício Centro Médico, em Medianeira.
Fonte: Assessoria Unimed