Apneia do sono é uma condição que interrompe a respiração quando durante o sono. Isto é geralmente causada por uma obstrução bloqueando a parte posterior da garganta de modo que o ar não pode atingir os pulmões.
A cessação da respiração automaticamente obriga a acordar, a fim de começar a respirar novamente. Isto pode acontecer muitas vezes durante a noite, tornando difícil para o seu corpo receber oxigênio suficiente, e impedindo-o de obter um sono de qualidade boa o suficiente para o descanso necessário.
O que é a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS)?
Apneia obstrutiva do sono (AOS) é definida como a cessação do fluxo de ar durante o sono impedindo a entrada de ar aos pulmões causada por uma obstrução. Estes períodos de “parada respiratória” só se tornam clinicamente significativos se a cessação dura mais de 10 segundos de cada vez, e ocorrem mais de 10 vezes a cada hora.
AOS só acontece durante o sono, pois é uma falta de tônus muscular nas vias aéreas superiores que faz com que elas entrem em colapso. Durante o dia, o tônus muscular é suficiente para manter as vias aéreas abertas permitindo a respiração normal. Quando se experimenta um episódio de apneia durante o sono o cérebro automaticamente irá acordar a pessoa, geralmente com um ronco muito alto, a fim de respirar novamente. Pessoas com AOS experimentam esses episódios de despertar várias vezes durante a noite e, consequentemente, se sentem muito sonolentos durante o dia: pessoas que apresentam a AOS têm uma via aérea com maior probabilidade de entrar em colapso do que o normal.
Porque a apneia do sono é um sério risco para sua saúde?
Toda vez que uma apneia ocorre, o organismo aumenta o esforço para respirar e os órgãos vitais lutam por oxigênio. Isto alerta o cérebro para acordar e fazer a pessoa respirar novamente. Pode-se ter várias apneias por noite e efeitos adversos sobre o corpo, acumular noite após noite, dia após dia. A pesquisa mostra que o ronco e apneia do sono estão associados com muitas doenças graves. Se não for tratada, é um fator de risco que contribui para a hipertensão arterial, doença cardíaca, derrame, diabetes e depressão, dentre outros.
Apneia do sono é uma condição séria e indivíduos com AOS podem não estar cientes que eles têm um problema.
Os sintomas da apneia do sono
Aqueles que têm AOS muitas vezes desconhecem sua condição e acham que dormem bem. Os sintomas que geralmente motivam essas pessoas a procurar ajuda são sonolência diurna ou queixas de ronco e respiração cessações observadas por um companheiro de cama.
Outros sintomas podem incluir:
• Ronco com pausas respiratórias (apneia)
• Sonolência diurna excessiva
• Respiração ofegante ou engasgos durante o sono
• Sono agitado
• Problema com atividades mentais
• Falta de Concentração e Foco no Trabalho
• A perda de memória
• Irritabilidade
• A pressão arterial elevada
• Dor noturna no peito
• Depressão
• Problema com excesso de peso
• Pescoço grosso (> 17″ de diâmetro em homens, > 16″ em mulheres)
• Adensamento das vias aéreas
• Dores de cabeça de manhã
• Redução da libido
• Idas frequentes ao banheiro à noite
Apneia obstrutiva do sono pode ser tratada eficazmente. Dependendo se ela é leve, moderada ou grave, o médico irá escolher o melhor tratamento para você.
A solução com o Aparelho Anti-Ronco e Apneia
O aparelho anti-ronco e apneia desenvolvido trata tanto o ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS), avançando a mandíbula para frente, que melhora a eficácia e nível de conforto do tratamento, pois a mandíbula é movida apenas na medida em que é necessária para aliviar o ronco e eliminar os riscos da AOS.
É um dispositivo feito sob medida que consiste em placas dentárias superiores e inferiores com um único mecanismo de acoplamento.
APARELHO INTRA ORAL ANTI-RONCO E PARA APNEIA
O ronco e a apneia são provocados pelo posicionamento inadequado da mandíbula inferior durante o período de sono. Quando dormimos, ocorre um relaxamento natural da estrutura bucal e a queda mandibular, quando acentuada e além dos limites normais, provoca o fechamento parcial das vias respiratórias, causando o Ronco devido a passagem forçada do ar respirado pelas vias aéreas estreitadas.
Em alguns momentos, durante o sono em paciente com problemas de ronco, pode ocorrer a chamada apneia que é o fechamento total das vias respiratórias e o impedimento da passagem do ar respirado. Um organismo saudável naturalmente evita a morte por asfixia provocando o chamado “engasgo noturno” ou “refluxo” e com isso a vítima da Apneia acorda e se reposiciona para dormir novamente.
A função do aparelho intra oral anti-ronco e apneia, de forma simples e prática, consiste em manter a mandíbula inferior em sua posição original adequada, evitando assim a ocorrência do ronco ou da apneia, proporcionando uma noite de sono tranquila, tanto para o paciente como para seus familiares.
O aparelho anti-ronco e apneia trata tanto o ronco e apneia obstrutiva do sono (AOS), avançando a mandíbula para frente. É um dispositivo feito sob medida que consiste em placas dentárias superiores e inferiores com um único mecanismo de acoplamento de avanço da mandíbula, que melhora a eficácia e nível de conforto do tratamento, pois a mandíbula é movida apenas na medida em que é necessária para aliviar o ronco e eliminar os riscos da AOS.
O aparelho intra oral anti-ronco e apneia é composto de moldura em acetato 1mm e mola de aço inox e fabricado dentro das mais modernas técnicas para produção de próteses.
O paciente passa por um processo de completa avaliação e documentação, utilizando-se nos diagnósticos os processos radiológicos necessários para a fabricação de um aparelho completamente específico para cada pessoa. Dessa forma, o aparelho é personalizado, com custo reduzido, tem grande aceitação e proporciona excelentes resultados, sem a necessidade da utilização de equipamentos caros e sofisticados ou meios invasivos como a cirurgia.
Existem várias maneiras de se tratar a questão do ronco e apneia, quer seja por aparelhos de respiração forçada (CPAP), aparelhos intra orais e em casos extremos por meio de cirurgia. O tratamento varia de acordo com a gravidade e intensidade do problema.
Ronco e apneia obstrutiva do sono podem ser tratados eficazmente. Dependendo se a ocorrência é leve, moderada ou grave, o médico ou dentista irá escolher o melhor tratamento para você. O ideal é buscar um especialista que poderá orientar-lhe seguramente quanto às opções específicas para o seu caso.