Topo
11 de maio de 2017
CCAA
Polícia Militar por intermédio do BPFRon no âmbito da operação muralha já encaminhou 27 pessoas transportando drogas

Polícia Militar por intermédio do BPFRon no âmbito da operação muralha já encaminhou 27 pessoas transportando drogas

No dia 02 de maio de 2016 a Secretaria da Receita Federal do Brasil desencadeou a Operação Muralha, sem previsão para término. Trata-se de uma ação conjunta do órgão do Ministério da Fazenda com vários outros órgãos de segurança pública, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do Paraná. A operação vem ocorrendo na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu, de forma permanente e ininterrupta (24 horas por dia). O objetivo principal da Operação Muralha é combater os crimes de contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas, munições e medicamentos.


Os policiais militares do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) e os servidores da Receita Federal vem atuando na Operação Muralha com muita sintonia, realizando várias apreensões, prisões e encaminhamentos. Desde o início das ações no dia 02 de maio até o dia 22 de junho (período que compreende 52 dias de Operação), os militares do BPFron atuaram diretamente em 49 (quarenta e nove) situações de flagrante delito. Somente as situações relacionadas ao transporte de substâncias entorpecentes corresponde a 27 (vinte e sete) ocorrências, 55% do total de flagrantes. Decorrente dessas situações, houve a apreensão de 276,725 Kg de maconha, 2,900 Kg de crack e 1,540 Kg de cocaína. Ainda resultante dessas situações, fez-se o encaminhamento de 26 (vinte e seis) pessoas, sendo 11 (onze) maiores e 15 (quinze) adolescentes.


O último flagrante de tráfico de drogas ocorreu no início da noite de ontem (22/06), quando um homem de 19 (dezenove) anos, passageiro de um ônibus que fazia o itinerário Foz do Iguaçu X Florianópolis, foi preso por transportar em sua bagagem a quantia de 5,145 Kg (cinco quilos e cento e quarenta e cinco gramas) de substância análoga a maconha.


As demais situações de flagrante delito em que os militares do BPFron atuaram diretamente foram relacionados a crimes de Contrabando e/ou Descaminho, Receptação e Posse de Armas e Munições. O flagrante destas infrações resultou no encaminhamento de 11 (onze) pessoas, apreensão de 31 (trinta e uma) caixas de cigarros e aproximadamente 1.000 (um mil) unidades de medicamentos (principalmente estimulantes sexuais e anabolizantes), retenção de 4 (quatro) veículos, recuperação de 3 (três) veículos furtados/roubados, apreensão de 2 (duas) armas e 518 (quinhentas e dezoito) munições. Também foram presas 10 (dez) pessoas que possuíam mandados de prisão em aberto.



RESUMO DA ATUAÇÃO DO BPFRON NA OPERAÇÃO MURALHA


(02 de maio a 22 de junho de 2016)


Veículos Apreendidos


4


Veículos Recuperados


3


Maconha apreendida (Kg)


276,725


Crack apreendido (Kg)


2,900


Cocaína apreendida (Kg)


1,540


Medicamentos e anabolizantes apreendidos (unidades)


Aproximadamente 1.000


Armas apreendidas


02


Munições apreendidas


518


Cumprimento de Mandados de Prisão


10


Detenções/Prisões por Tráfico de Drogas


27


Total de Detenções/Prisões


48


A Operação Muralha visa prevenir e combater os crimes de contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas, munições, medicamentos e outros crimes praticados, em especial com enfoque em produtos que ingressam ao Brasil vindos do Paraguai.


Fonte: BPFron

Tags


Compartilhe

Facebook Google+ Twitter