MARONESI
CCAA
panorama
Dom Bosco Medianeira
Nane Calçados
Home / Mais Novos / Reunião realizada na Câmara Municipal visa andamento do projeto “Parlamento Jovem”

Reunião realizada na Câmara Municipal visa andamento do projeto “Parlamento Jovem”

Reunião realizada na Câmara Municipal visa andamento do projeto “Parlamento Jovem”

Para dar continuidade ao projeto “Parlamento Jovem”, lançado através da resolução n.º 003/2013 de 1º de outubro de 2013, o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Seffrin e o Diretor do Departamento de Processo Legislativo, Rodrigo Hebel, estiveram reunidos nesta manhã, com diretores e representantes de várias escolas estaduais ou entidades educacionais do município. Para conversar sobre o projeto que tem por objetivo estimular a conscientização política dos jovens medianeirenses, aproximando o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal com as salas de aula.

Participaram da reunião, Darlan Chiamulera, do Colégio Estadual Mondrone; Hélen Bonato, José Luiz Stürmer e Yuri Loyo Paruche, membros da diretoria do Rotaract Universitário; Rosane T. Cagliero do Colégio Estadual Costa e Silva; Janete Marques do Colégio Estadual do Campo Maralucia; Edilce Antoniolle Pereira do Colégio Estadual Tancredo Neves; Giovana Bonatto e Ana Paula Agostinetto do Colégio Olavo Bilac; Flaviano Oparacz e Ana Paula Hebel do Semear.

O presidente agradeceu aos diretores por aceitarem o convite e levarem o projeto até os mais jovens. Participarão do Parlamento Jovem, estudantes com idade a partir dos 12 anos, que estejam matriculados e que sejam escolhidos para representar os melhores projetos de cada instituição.

Nove estudantes vão exercer o papel de vereador, debatendo em plenário suas opiniões e defendendo suas proposições. Onde serão escolhidos três projetos do Parlamento Jovem que virarão lei, depois de passarem pelas mãos dos vereadores e inclusive do Prefeito. O “mandato” dos “Jovens Vereadores” será de um ano, e cada um poderá escolher um vereador titular para padrinho, a fim de ajudá-lo no encaminhamento de proposições e no exercício do mandato.

Pedro garantiu que programa Parlamento Jovem é apartidário e tem por objetivo levar para fora da Câmara Municipal um pouco do que é vivenciado no plenário. “O Legislativo é uma das instituições mais importantes do município, pois decide sobre vários aspectos que diz respeito à vida de todos através das leis que aqui são aprovadas, e a população precisa se aproximar mais da Câmara Municipal. A juventude, por exemplo, demonstra menos interesse a cada dia pela política, o que é um problema sério. Portanto, precisamos da participação efetiva da sociedade”, completou o presidente.

Após a apresentação de todas as etapas do projeto pelo Diretor Rodrigo Hebel, o espaço foi aberto para que os diretores apresentassem suas considerações e opiniões, bem como sanassem eventuais dúvidas.

Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Medianeria

Scroll To Top