
UTFPR e Colégio Dom Bosco Medianeira firmam parceria para execução de projeto de extensão: Aprender Brincando, Hábitos Alimentares Saudáveis
O projeto de extensão será conduzido no período de 12 meses, entre 2017 e 2018
O Coordenador Professor Dr William Arthur Philip L Naidoo Terroso De Mendonça Brandão informa que o objetivo do projeto é promover um adequado comportamento alimentar dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental I, e de seus familiares, de forma a prevenir a desnutrição e a obesidade. Deste modo, mediante uma interação entre docentes do projeto de extensão com os escolares e seus familiares, serão coletados dados, a fim de se detectar e combater possíveis problemas relacionados à alimentação, como a desnutrição e a obesidade infantil. As abordagens serão realizadas através de ciclos de palestras, atividades lúdicas e práticas com os alunos, e aplicação de um questionário para os pais a respeito dos hábitos alimentares dos seus filhos e um questionário-avaliação para os professores das escolas sobre a sua opinião em relação às atividades deste projeto de extensão, que visam a percepção dos hábitos alimentares dos atores sociais (escolares), contemplados nesta proposta extensionista. A escolha da faixa etária deve–se a ocorrência da maturação das habilidades cognitivas, sociais e emocionais e que neste período, ocorre o desenvolvimento dos hábitos alimentares, bem como o interesse pelos diferentes alimentos.
Metas:
- Promover a atenção das crianças para a higiene pessoal, do corpo, dentes, e higiene de alimentos (frutas e verduras), por meio de palestras lúdicas, mediante o suporte técnico de professores da área de engenharia e tecnologia de alimentos, nutrição, química, e educação da UTFPR e aluno do curso de Engenharia de Alimentos,
- Promover oficinas de caráter lúdico, motivando as crianças a diferenciar alimentos saudáveis e não saudáveis, através de desenho e pintura de figuras de alimentos, relacionando as áreas de educação, química, nutrição e tecnologia e engenharia de alimentos, que favoreçam o diálogo para uma alimentação saudável, e a melhora nos estudos e qualidade de vida, valorizando a criatividade individual, e atitudes em grupo;
- Aplicar um questionário aos pais sobre a alimentação dos filhos;
- Abordar a alimentação saudável através da abordagem lúdica, com o uso de uma estória sobre a Pirâmide de alimentos, e sua relação com a saúde, e desenho e pintura de figuras de frutas e saladas ( vegetais) e alimentos ricos em proteína, carboidratos, e gordura, minerais, vitaminas e fibras, como forma de associar os grupos de alimentos e sua função no corpo;
- Viabilizar uma oficina para a degustação de alimentos de acordo com as boas práticas de fabricação, e dentro do equilíbrio alimentar e nutricional, de maneira lúdica, para divertir as crianças e chamar a sua atenção para os benefícios das frutas e saladas para o corpo, seguida de uma avaliação do quanto gostaram ou não gostaram destes alimentos, com o auxílio dos professores e aluno deste projeto de extensão;
- Conduzir uma atividade lúdica em que as crianças farão desenhos e pintura de figuras de alimentos saudáveis, de forma a compor um cardápio, em uma folha de papel sulfite contendo no centro a figura de um prato, seguindo a Pirâmide de Alimentos e com a orientação dos professores e aluno responsáveis pelo projeto;
- Aplicar um questionário aos professores das turmas de alunos envolvidas no projeto, sobre a sua opinião das atividades desenvolvidas, para melhorar o projeto em futura aplicação ;
- Elaborar uma "cartilha de estratégias alimentares saudáveis", para distribuição aos familiares/pais dos escolares envolvidos no projeto de extensão, professores das escolas, a fim de que possam ser conscientizados/sensibilizados para a promoção de uma alimentação equilibrada, de forma a prevenir a desnutrição e a obesidade infantil;
- Promover uma dinâmica de encerramento com os escolares, professores, equipe executora do projeto de extensão, direção da escola, para observar a sua percepção quanto ao significado de uma alimentação saudável e sua relação com a saúde e prevenção da desnutrição e obesidade infantil, bem como apresentar os resultados do projeto.
Esta proposta enquadra-se na premissa da saúde e melhoria da qualidade de vida, buscando valorizar e despertar hábitos que promovam o bem-estar, bem como a prevenção da desnutrição e obesidade infantil.
Para melhor desempenho, o projeto será dividido em duas etapas, a de conscientização e a de aplicação.
1ª ETAPA: CONSCIENTIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO
Nesta Etapa ocorrerá um ciclo de palestras direcionado aos alunos e os seus familiares (pai ou mãe), bem como os professores da escola particular convidada. A cada encontro serão ministrados diferentes temas e, em paralelo, serão realizadas atividades com os pais e professores, com a finalidade de levantar dados para a criação de possíveis indicadores.
- 1º encontro: HIGIENE PESSOAL, SAÚDE E HIGIENE DOS ALIMENTOS
A higiene é um quesito de extrema importância para a obtenção de uma vida saudável. Esta abordagem será na forma de uma palestra lúdica, com pequena palestra e brincadeiras, contando uma estória sobre os procedimentos corretos de higiene das mãos, do corpo, dentes, e dos alimentos e sua relação com a saúde.
- 2º encontro: ALIMENTOS SAUDAVÉIS E NÃO SAUDAVÉIS
Este tema tem como objetivo a construção do discernimento da criança, relacionados a alimentos saudáveis e não saudáveis. Sendo assim, a pintura será a atividade central, onde as crianças identificarão com o auxílio da equipe executora do projeto de extensão, os alimentos saudáveis e não saudáveis, juntamente com a distribuição do questionário para as mães/pais sobre os hábitos alimentares atuais da criança. Também, será realizada a medida de altura e pesagem das crianças, com o auxílio de uma balança antropométrica. A pesagem e as medições da altura têm como proposta o cálculo do IMC para elaboração de indicadores. O resultado de cada criança será repassado para os pais, despertando a sua atenção perante a saúde dos seus filhos.
- 3º encontro: APRENDENDO BRINCANDO
Após apresentação e fixação dos conteúdos relacionados a alimentação saudável e não saudável, será apresentada uma estória da Pirâmide Alimentar com os grupos de alimentos contendo os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras dietéticas), sendo conduzida uma atividade lúdicas como desenho e pintura de figuras de frutas e saladas ( vegetais) e alimentos ricos em proteína, carboidratos, e gordura, minerais, vitaminas e fibras, como forma de associar os grupos de alimentos e sua função no corpo, com o auxílio dos professores responsáveis pelo projeto de extensão e também do aluno.
2ª ETAPA: APLICAÇÃO
Nesta etapa, serão desenvolvidas de forma prática, todas as abordagens apresentadas na primeira etapa.
- 4º encontro: APRESENTAÇÃO DOS DIFERENTES AROMAS E GOSTOS DOS ALIMENTOS/
É comum, principalmente em crianças, a deficiência do consumo de determinados alimentos, como por exemplo frutas e hortaliças. Fortemente, é presente um pré-conceito sobre os alimentos e uma resistência para degustá-los, na primeira vez. Portanto, serão apresentados alimentos com diversas características sensoriais (aromas, sabores, e texturas), no intuito de se avaliar a sua aceitabilidade. Para avaliação dessas características, será utilizado o teste afetivo de escala hedônica facial adaptada (DUTCOSKY, 2013), onde cada escolar expressará o quanto gostou ou desgostou de determinado alimento. Esta atividade será de maneira lúdica, uma brincadeira com bonecos de fantoches, para divertir os alunos e chamar a sua atenção para o benefício das frutas e saladas para o corpo. Salienta-se que as frutas e hortaliças serão higienizadas com solução de hipoclorito de sódio a 2% (CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2013), para a eliminação dos micro-organismos, e para serem utilizadas na atividade de degustação para a apresentação dos diferentes aromas e sabores de frutas e hortaliças.
- 5º encontro: CARDÁPIO SAUDÁVEL
Nesta etapa, se abordará a alimentação saudável e as crianças serão orientadas a desenhar e pintar, numa folha de papel sulfite com a figura central de um prato, figuras de alimentos como frutas e hortaliças, e alimentos proteicos (feijões, ervilha, lentilha, carnes, leite e ovos) e com carboidratos
- (cereais e grãos), lipídeos (principalmente os poliinsaturados e monoinsaturados), principalmente de origem regional, de baixo custo e baixo teor calórico, porém com nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, proteína, lipídeos e carboidratos. As crianças serão orientadas pelos professores responsáveis pelo projeto, a compor o cardápio saudável com todos os alimentos, de acordo com a Pirâmide de alimentos, para uma refeição como, por exemplo, um almoço.
Nesta etapa, um questionário será aplicado para os professores, a fim de se avaliar a sua percepção sobre a interação das crianças com o projeto.
6º encontro: EVENTO DE ENCERRAMENTO
Devido às diferentes realidades, é de extrema importância a troca de informações e o compartilhamento de experiências entre as escolas e a equipe do projeto extensionista. Esta etapa, será realizada no auditório da escola convidada, mediante uma dinâmica de interação, através da qual a direção, os professores e alunos da escola particular e a equipe executora do projeto de extensão, poderão compartilhar as suas experiências adquiridas. Finalizando, serão apresentados os resultados obtidos com o projeto, através de uma estória para os alunos, e, será distribuída para os pais ( pai ou mãe), uma "cartilha de estratégias alimentares saudáveis", elaborado pela equipe de docentes e aluno do projeto de extensão, para o desenvolvimento e aplicação de hábitos alimentares saudáveis na sua vida cotidiana em família. Este material didático consistirá de informações sobre o reaproveitamento de talos e folhas, sementes de vegetais, o desenvolvimento de pratos criativos e a utilização de alimentos de baixo custo e de baixo valor calórico, porém ricos em nutrientes.. Será ofertado um coffee break (lanche) com alimentos integrais e frutas devidamente higienizadas a todos. Estas atividades propostas através deste projeto de extensão, visam compartilhar saberes técnico-científicos do estudante e docentes responsáveis pelo projeto de extensão com a comunidade de escolares e familiares convidados, entendendo que a Universidade deve cumprir com a sua responsabilidade na sociedade, atendendo as suas expectativas e necessidades, para a promoção de uma melhor qualidade de vida bem como a cidadania. EQUIPE DE COLABORADORES: Professora Dra Saraspathy Naidoo Terroso Gama de Mendonça,Professora Dra Maria Fatima Menegazzo Nicodem,Professor Me Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Brandão,ACADÊMICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Eleomar de Oliveira Pires Junior.
Fonte: Assessoria e autores do Projeto
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