
UTFPR Medianeira: professor Moran profere minicurso durante Semana de Planejamento

Na Semana de Planejamento que antecede o início do segundo semestre acadêmico, o Departamento de Educação do câmpus promoveu diversas atividades pedagógicas direcionadas aos professores. Dentre elas, destaque para a realização do minicurso “Como ensinar e aprender com metodologias ativas”, proferido pelo professor José Manuel Moran Costas, Doutor em Comunicação pela USP e docente de Novas Tecnologias.
Durante o minicurso, o professor Moran abordou questões relativas ao ensino e aprendizagem, apresentou projetos educacionais e compartilhou experiências de instituições nacionais e estrangeiras que, ao desenvolver novas estruturas curriculares e tecnológicas, conquistaram melhores níveis de qualidade e desenvolvimento na educação.
Moran reiterou a importância da formação continuada do professor, a qual possibilita diferentes apropriações e atualizações, tais como a aula invertida e a aprendizagem entre pares, incrementando essas práticas com o apoio de tecnologias digitais, ao combinar e integrar atividades presenciais e online.
Crizieli Silveira Ostrovski, chefe do Departamento de Educação, avalia que o minicurso teve caráter instigador e proporcionou a troca de experiências entre professores. Também salienta que a atividade possibilitou o despertar de uma visão diferenciada sobre as características de aprendizagem dos alunos e sobre como utilizar as diversas metodologias para o aprendizado em sala de aula.
Também participaram do minicurso, professores da Unioeste, Unila, Senac, Uniguaçu/Faesi, Cesufoz, Fag e Seed/PR.
Sobre o professor Moran
Doutor em Comunicação pela USP e professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado). Professor de cursos blended e online em diferentes instituições educacionais. Trabalha com inovações na educação presencial e a distância, com foco na visão integradora, valores, metodologias ativas, colaboração e personalização, com apoio de tecnologias digitais. É autor de diversos livros com destaque para A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (2012), Novas Pedagogias e Mediação Pedagógica (2012) e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (2011).
Fonte: UTFPR - Assessoria
Tags
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter