
Água com limão em jejum. Nutricionista Kelen Nadaleti fala sobre os benefícios
Limão em jejum causa muita polêmica, por isso a nutricionista Kelen Nadaleti vai falar sobre o assunto, sendo ela fã dessa prática.
Água morna: estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do PH, na digestão e na perda de peso, agindo como diurético natural suave. Ela ainda hidrata o sistema linfático, mas para todos esses benefícios, deve ser tomada em jejum.
Limão: tem compostos que estimulam a produção da bile. A substância, produzida no fígado e armazenada na vesícula, é liberada no intestino, isola a gordura e facilita a absorção dos nutrientes. Na casca são encontrados óleos essenciais com monoterpenos que são capazes de descongestionar o fígado. O limão tem um efeito alcalinizante no corpo.
Algumas pessoas podem achar, que devido o sabor ácido do limão, este alimento pode acidificar o organismo, mas não se engane, o limão mal alcança o estômago e já se combina com os minerais alcalinizantes, ajudando a manter o PH do corpo em equilíbrio.
O limão é uma fruta rica em vitaminas e minerais, dentre eles a tão conhecida a Vitamina C, mas também contêm vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, os carotenoides e os minerais magnésio, fósforo, silício, selênio, cálcio e potássio, e ainda os limonóides, compostos bioativos que estão associados à prevenção de várias doenças, incluindo o câncer.
Sabendo então, das ricas propriedades do limão, fica mais fácil entender o motivo da indicação da fruta espremida com água em jejum.
Mais Benefícios:
Os limonóides presente nas frutas cítricas têm ação direta no fígado e promovem a detoxificação através da eliminação de toxinas e substâncias cancerígenas. Além dessa propriedade esse composto é citado nos estudos como importante para reduzir sintomas de ansiedade, combater a depressão e reduzir gordura no sangue;
A vitamina C é importante para o sistema imunológico, fazendo sua fortificação, além de participar das vias da lipólise (queima de gordura no sangue);
Apesar de ser um alimento ácido para o nosso paladar, devido ao ácido cítrico, o limão é um alimento com potencial de alcalinizar o sangue humano. O ácido cítrico se transforma em um sal alcalino, capaz de neutralizar a acidez tanto do estômago quanto do sangue após absorvido. Assim, temos um pH do sangue mais alcalino e saudável, importante para prevenção das doenças cardíacas, fortalecimento da imunidade, proteção contra câncer, redução dos sintomas do estresse e auxílio na eliminação de gordura devido a eliminação de toxinas pelo sangue. Assim, o limão, cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais e no sistema de formação e manutenção óssea, além de prevenir a formação de cálculos renais;
Existem diversos tipos da fruta e o ideal é aquele da sua região e da época. Podendo ser o limão-tahiti (cruzamento do siciliano com a lima da pérsia), limão galego (pequeno e muito suculento), limão siciliano (origina muitos outros) e limão cravo (que se assemelha a uma tangerina).
Mas, cuidado, algumas pessoas são intolerantes ou alérgicas ao limão e vão sentir desconforto gastrointestinais ou problemas na pele como dermatite. Fique atento, se isso ocorrer suspenda o uso.
Receita de água com limão
½ limão espremido
100ml de água fria ou morna
SEM AÇÚCAR OU QUALQUER OUTRO ADOÇANTE
Modo de preparo:
Esprema o sumo do limão na água e ingira logo em seguida. Se quiser potencializar a detoxificação faça em jejum e espere de 15 a 30 minutos para comer. Ingerir de 1 a 2x ao dia.
Dica da Nutri Kelen: Turbine sua água com limão. Acrescente junto a água raspas da casca do limão, que concentra uma maior quantidade de limoneno.
Acompanhe mais receitinhas no facebook. Só curtir a página. Clique no link abaixo.
https://www.facebook.com/pages/Nutricionista-Kelen-Nadaleti
Nutrição Funcional e Estética
Clínica Gastro Medianeira
Rua Rio de Janeiro, 1949 – Centro.
Fone: 45 3264-2826
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter