Topo
18 de junho de 2017
Panorama - Todo Mundo Ama Renovar
A bebida mais popular do brasil, sabe qual é?

A bebida mais popular do brasil, sabe qual é?

Cafézinho nosso de cada dia! Hmm...


Quem é que não gosta de um bom cafezinho pela manhã, para começar o dia bem-disposto e desperto? Ou naquela reunião importante para “quebrar o gelo”?

A bebida faz parte do nosso dia a dia em várias ocasiões, costumo dizer que café também é momento e os momentos que o café rouba a cena são os mais variados.

Pode ser o café da manhã (aqui o café está presente até no nome da refeição), ou pós almoço, no domingo de manhã com os avós,  entre outros tantos momentos deliciosos.



É impossível negar que o café é uma paixão nacional, pesquisas apontam que a bebida é a segunda mais consumida no Brasil, atrás somente da água. Definitivamente o brasileiro ama tomar café e, é de fato, um “coffee lover”.

Café, a bebida mais democrática!


O sabor, aroma e diversas características que compõe a complexidade das referências sensoriais do café realmente faz apaixonar e pode ser a justificativa pelo café ser esse sucesso absurdo e pelo alto consumo.

Porém outra observação contribui de forma importante: O café é a bebida mais democrática que existe e tem para todos os gostos! Vamos entender os motivos dessa afirmação de acordo com a forma que consumidos essa tão amada bebida energética.

O cafezinho está presente em nossos dias desde da infância!


As primeiras experiências cafeinadas nas nossas vidas geralmente começam na infância. Pode ser que não seja consumido o café puro, mas com um pouco de leite está liberado e a mistura é definitivamente uma delícia.

Pingado, muito popular nas padarias brasileiras O popular 'pingado', café com leite e seu fiel companheiro, o pão na chapa!


Tanto que está presente na vida dos adultos também. Mesmo depois de grande, não posso negar que eu sou apaixonada por um pingado da padoca acompanhado por um pão na chapa! Ou um cappuccino preparado por um barista e todas as variações onde o leite acompanha o café.

Foi se o tempo do café ser apenas quente!


Agora, uma sucinta observação sobre a frase de Caio F. Abreu:
“Um café e um amor... Quentes, por favor”

Sem entrar nos detalhes e na sensibilidade do autor ao escrever a frase, eu diria que no calor do verão brasileiro o café poderia ser gelado, sem problemas.

O consumo de cafés gelados está se difundindo de uma forma muito interessante. O chamado Cold Brew está caindo no gosto do brasileiro e conquistando um espaço merecido no mercado.

 

Café gelado tem ganhado muito espaço entre os amantes de café no Brasil!


Café gelado tem ganhado muito espaço entre os amantes de café no Brasil!


Existe também quem goste de extrair o café quente e antes de consumir deixa a bebida esfriar. Sensorialmente falando pode ser bastante interessante ao paladar (provem!). A dose cafeinada no meio do seu dia quente pode ser gelada sim.

O polêmico açúcar no cafezinho!


Um tema polêmico é o açúcar no café, pode ou não pode? Eu digo que o café deve ser principalmente agradável ao paladar.

Se de repente o seu cafezinho for de baixa qualidade ou com muitos defeitos marcantes como o amargor presente na xícara, qual o problema de colocar um pouco de açúcar para tornar o momento mais agradável?



Quando se fala de café especial ou de qualidade eu prefiro café sem açúcar, claro. Somente assim para perceber as demais características do café. Porém, minha opinião é: A única regra válida é que você deve tomar o café da maneira mais agradável possível.

Tantas possibilidades em uma simples xícara de café!


Enfim, entre tantas outras diversas possibilidades que uma simples xícara de café pode carregar, influenciadas desde a produção ao método de preparo.

Vemos aqui que café forte ou café fraco, puro ou com leite, quente ou gelado, com açúcar ou café sem açúcar,a bebida está presente em nosso dia a dia, é uma paixão dos brasileiros e você deve consumir da forma que for mais te agradar.



O Brasil é o maior produtor de cafés do mundo e aqui são encontrados bons cafés, tem para cada gosto. Acredito que o consumo consciente do café deve ser considerado para experimentar sensações ainda melhores e mais prazerosas em nossos momentos cafeinados.

Saber a origem e as características encontradas tornam o seu “cafezinho” diário em um “cafezão” quando se fala em qualidade. No final, do jeito que for, não tem como passar nenhum dia sem café, independente do seu gosto.

Aproveite!

 

*Artigo produzido por Coffee Lover, especialmente para o Portal Click Medianeira

Tags


Compartilhe

Facebook Google+ Twitter