
Cultivo de Morango Semi-Hidropônico

Pela primeira vez no evento, a Emater trouxe o morango semi-hidropônico. Ele possui uma tecnologia que já existe há algum tempo, porém muitos produtores ainda não conhecem.
O sistema consiste na produção de morangos em ambiente controlado, tendo como objetivos principais evitar o contato do morango ao solo impedindo a entrada das principais doenças da cultura e minimizar o esforço físico por ser cultivado em bancadas.
A incidência de doenças é um dos principais problemas na cultura do morango. A finalidade do cultivo semi-hidropônico é isolar a planta do solo evitando assim este problema que pode atacar a raiz, a folha e o fruto.
Além disso, a planta é elevada à altura da cintura proporcionando um trabalho ergométrico melhor e faz com que viabilize mais a exploração comercial do morango.
Além do morango a Emater levou alface, cenoura, beterraba, rabanete, chicória, repolho, couve, abobrinha, pepino, tomate e pimentão.
A Emater busca motivar os pequenos produtores ao plantio comercial. Os técnicos do órgão frisam a importância de um planejamento que inclua o que será plantado, a quantidade que se pretende produzir e a época de produção, entre outras informações que facilitam que o produtor tenha uma rentabilidade satisfatória.
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter