
Reunião Inaugural do programa SUSCOM+ em Medianeira
Na manhã de hoje sexta-feira (25), nas dependências do Tribunal do Júri do Fórum da Justiça Estadual de Medianeira, aconteceu a reunião inaugural para a implantação do "Programa SUSCOM+ e a participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica de Saúde do Município de Medianeira.
A reunião contou com a presença da Promotora de Justiça da Comarca de Medianeira com atribuições na área da saúde Dra. Ana Claudia L. B. Batuli, o Procurador do Ministério Público do Estado do Paraná Marco Antonio Teixeira, o Prefeito Ricardo Endrigo, a Secretária de Saúde de Medianeira Deise Alberton, Secretária da Educação de Medianeira Clair Teresinha Rugeri, Secretária Municipal de Assistência Social Delcir Berta Alessio, líderes e funcionários da saúde municipal, representantes do executivo e legislativo, representantes da 9ª Regional de Saúde, ouvidoria do município de Medianeira, imprensa e a comunidade em geral.
O intuito da reunião foi de explicar a todos os presentes a finalidade do projeto SUSCOM+ "A palavra chave do SUSCOM+ é a colaboração, colaboração entre todos os órgãos, a Sociedade Civil, o Ministério Público e os gestores. A ideia desse projeto é que façamos uma construção conjunta da saúde básica, ouvindo a população, idealizando o que está na nossa constituição para que a saúde seja acessível ao nosso público. O intuito principal é ouvir a comunidade, escutar quais são as ponderações, o que falta no nosso município, ou seja, promover uma auditoria de como está à saúde de Medianeira" comenta Dra. Ana Claudia L. B. Batuli.
Medianeira foi à segunda cidade escolhida dentre todos os outros municípios do estado para participar do SUSCOM+, por possuir o maior IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. A primeira cidade a participar do projeto foi Cerro Azul, onde o IDH é um dos menores do Paraná e as necessidades são opostas a de Medianeira.
“O que o Ministério Público está trazendo para Medianeira é a oportunidade de realizar um contato direto com a sociedade organizada, com as equipes de saúde e principalmente com o usuário, para ouvir, discutir e debater soluções e indicativos para que se possa aperfeiçoar o Sistema único de Saúde" ressalta o Prefeito Ricardo Endrigo.
Objetivo do programa
O programa tem como objetivo descentralizar as intervenções em saúde pública, aprofundando e disseminando ações ministeriais de execução em municípios no estado do Paraná, com o olhar mais cuidadoso para ausculta da comunidade e as correspondentes providências por parte da administração pública. Propõe-se uma via de efeito seminal, em que a integração dos promotores de Justiça e do Centro de Apoio, junto aos demais interlocutores afins, passa adicionar conhecimento, valor e inovação à atuação sanitária institucional.
Segunda fase
A reunião de hoje foi o lançamento do projeto no município, a próxima fase será uma audiência pública no dia 05 de outubro às 14h00 no CPC Arandurá, onde a comunidade explicará quais são as necessidades na área da saúde.
É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A PARTICIPAÇÃO DOS MEDIANEIRENSES NESTA AUDIÊNCIA, PARTICIPE!
Fonte: Redação Click Medianeira
Tags
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter